sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A bit about me! sorry!!! just a little too long......


Eu estava procurando um Template para meu blog e eis que encontro este cuja cor vermelha é a mesma que eu escolhi para ser a marca do AVZM- based listening and speaking method .
Além disso a figura lá no topo da página se parece muito com dois lugares muito significativos para mim os quais chamaria de"Templo"pelo o que eles representam em minha vida. Em ambos vivi e vivo uma história de onde tenho muitas histórias para contar.

Mas o que importa aqui é falar daquele onde minha vida profissional começou e deu origem ao AVZM: é o Hospital Sírio Libanês!!

Não sou médica nãooo... mas acho que já devo ter sido !! São quase 20 anos desde que fui apresentada por um médico cujos filhos eram meus alunos, ao meu "Student number 1"( médico do hospital) que como muitos outro ainda faz o curso , é fluente, mas continua na esperança de poder aprender alguma coisa!!!!rsrsrs... He can't survive without the" forever maintenance classes"! Twenty years!!!!! CUREI o trauma dele!! " In our first class"suas primeiras palavras foram: "tenho trauma de Inglês” , e eu respondi: "eu de Física!" Estávamos quites : "Nobody is perfect!"

Deste primeiro aluno vieram vários outros aos quais sou grata por terem se tornado meus médicos , amigos e também professores ao me permitir exercitar a arte de ensinar e aprender o melhor caminho para suprir suas necessidades individuais no aprendizado da língua inglesa.

Foi com eles que desde o início pude comprovar o que a minha vivência com minha querida "host family" nos Estados Unidos tinha me ensinado:" aprender um segundo idioma , era acima de tudo adquirir o conhecimento da língua em um nível de assimilação comparável ao que desenvolvemos quando aprendemos nossa língua nativa". Apesar da escrita e da leitura deles serem excelentes , não eram suficientes para que pudessem se comunicar com fluência, segurança e naturalidade . É  crucial praticar muito o listening activity para desenvolvê-lo da mesma maneira como uma criança o faz antes de pronunciar suas primeiras palavras.

Por esta razão sempre fui muito” picky” quanto a um único homework required from todos: Listen to the tape, pleaseeee!! e hoje eu peço: Listen to the MP5!!rsrs..
Para minha felicidade eles sempre me ouvem !!! Quando muitos me encontravam nos corredores do hospital  já iam me respondendo antes mesmo de eu começar a implorar: "I am listeniiiiing, teacher!" Good boys!!!
Algumas enfermeiras me contavam que alguns médicos ao dar um break na rotina estressante do dia a dia, escutavam a fita durante o free time entre pacientes. Eu nem acreditava que eles estavam se conscientizando da importância desta atividade a ponto de acharem enjoyable e desafiante rewind the tape milhões de vezes para compreender os textos antes de lê-los.

Houve um aluno que no seu primeiro dia de aula me disse: “não quero saber desta coisa chata de ficar ouvindo!” E eu falei: "então não poderei dar aulas para você!"Mais uma vez... quites!! Ele stepped back! Depois de sua primeira viagem após o início do curso foi muito fun quando ele falou que eu não estava mentindo e que tudo que eu estava ensinando era verdade, pois ele não só ouviu o que os Americanos falavam como também compreendeu corretamente as palavras.Consequentemente sua comunicação oral melhorou muito e hoje se eu não der a ele
the listening activity” primeiramente he gets very angry!

Naquela época escutar a fita era um dos poucos recursos disponíveis e eficazes para desenvolver a escuta em inglês. A TV a cabo e a internet estavam para chegar e se tornar nossos melhores “live teacher's assistants”.

Era o meu sonho ter um dicionário mágico como o (Babylon dictionary) e não ter que carregar o dicionário "tijolo" da Longman e perder minutos e minutos procurando o significado de algumas palavras que me fugiam à memória .

Sem estes on line dictionaries atualmente teríamos que carregar uma mala só de livros para conseguir traduzir a quantidade de palavras desconhecidas e assuntos variados available on the internet.
Falando em informação, eu recorria à banca Cidade Jardim para comprar o New York Times e oferecer aos alunos algo mais para ler além dos textos e diálogos dos livros didáticos . Eu também assinava a Gazeta Mercantil em inglês para as aulas de business .

Atualmente uso tanto todas as ferramentas da internet para listening and writing activities que preciso me controlar para não passar o dia enviando aos alunos os " tailor-made - news e-mails". Sei que a caixa de entrada deles "get packed with them" mas sem dúvida os mantém updated e prontos para conversar sobre qualquer assunto atual com um estrangeiro. Acredito ser esta a melhor forma de enriquecer o vocabulário, ou seja, lendo e falando sobre assuntos atuais e de interesse pessoal cujo contexto facilita a memorização das palavras que naturalmente são expressadas através da elaboração racional do pensamento e do sentimento de cada um.

Focando sempre neste interesse individual, acabei escrevendo um Wine Manual inspirado em uma pergunta e dedicado à este Aluno que sempre "acerta nas palavras" cujo significado não me lembro no momento!! "Thank you so much!"Me ajuda muito!! Mas recorro aos"universitários", aqui, ao Babylon que não me deixa na mão! Fui pesquisar a palavra e lhe entreguei um manual. Surgiu então a idéia de fazer um outro : Cooking Manual , dedicado à minha querida Aluna gourmet, the best in town ,que não vem para a aula sem me trazer a piece of cake ou the best rice pudim ever!!!

Estas são algumas pequenas histórias dentre muitas outras que me proporcionam uma grande satisfação pessoal por fazer parte de uma história onde todos estes "long lasting bonds" profissional e de amizade me motivaram a querer cada vez mais aprender e oferecer um serviço que pudesse atender não somente às necessidades dos alunos mas também às exigências do mundo atual.

O Espaço AVZM é nosso.... a home for the antigos, novos e futuros alunos .Quando ouvi a palavra "Mestra" de um especial "Mestre" me convidando a entrar, senti que este era “O lugar”, aquele onde eu iria pendurar a reprodução de um quadro que eu havia comprado em Nova York há 10 anos atrás e que ainda estava embrulhado  esperando para ser colocado no lugar dele,(aqui),na posição onde um dia imaginei estar! Também senti que seria um espaço onde muitas novas idéias para o aprendizado da língua inglesa iriam nascer. I am so thankful to you,"Mestre", for letting me in!

Minha ex- aluna e tradutora Virgínia Delamuta que há anos vem atendendo aos meus alunos veio agregar conhecimento com seu trabalho excelente de tradução . Minha amiga e teacher Carla Pucci Leite também compõe nosso quadro, trazendo sua vasta experiência in the teaching English field. It is very nice to have you here!

E finalmente para completar toda esta trajetória, a Viplli - English Vip Immersion Program nasceu com a parceria entre a AVZM and NK  Coaching de Daniela Mendes Leite, minha querida amiga, such special prima e profissional, que possui um conhecimento sem igual na área de International English Students Program . Tenho muito orgulho em ter uma pessoa com a idoneidade, competência e seriedade profissional para estar junto neste projeto. Se parceria for também sinônimo de bom humor e " work around the clock", teríamos que pagar ao MSN pelo uso de um de seus serviços: os "risadas emotions"! We simply have a lot of fun!! Agradeço aos Deuses por ela ter voltado do Canadá! Thanks a million dear cousin!

Assim como o quadro, a Viplli - também estava esperando a AVZM e a NK se encontrarem para realizar este programa de extensão que sempre tive em mente proporcionar aos alunos e oferecer o que há de mais eficiente para adquirir a fluência do idioma: a vivência de uma experiência com nativos através de um programa diferenciado e personalizado às suas necessidades .

O blog vai ser mais um recurso do qual faremos uso para estar em contato com os alunos e colegas, a kind ofcorner”, onde ficarão disponíveis toda e qualquer informação útil e interessante que nos permita compartilhar e trocar idéias para o aperfeiçoamento das habilidades do aprendizado e ensino do idioma.

Gostaria de poder falar de todos outros Alunos (businesspeople, lawyers,pharmacists,nurses) os quais já tive e tenho o prazer de ensinar and cure o "listening and speaking skills ". Como não é possível, só posso agradecer from the bottom of my heart a todos that cross my way !
Em especial, agradeço e homenageio os alunos Palmeirenses fanáticos, Médicos , Físicos , Dentistas e Amigos do Serviço de Radioterapia (com todo o respeito aos "bambis , peixes e gaviões") for being my "second home "e sugerindo à eles que cliquem lá em cima do lado direito da página em (options) e vejam como é fácil pintar "the life picture" com as cores that"best please us"!

I swear to God it was a surprise to me too!!

Enfim, back ao assunto do início deste post, se não fosse o primeiro "Templo" (onde cresci ) a me ensinar que alone não dá para construir uma história, eu não estaria repetindo tudo aquilo que me serviu de exemplo e estar falando de todas estas "pessoas queridas" that "color my life" and fazem parte da minha história até aqui.

Happiness is real when shared!!! ("Into the wild" http://www.youtube.com/watch?v=F4Pq8q4QVug&feature=related)


More than anyone else, I thank my "Parents and Family" for my
"colorful life picture"!



Ps:Por motivo de configuração, tive que mudar o "template" do blog recentemente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Andréa,

Estou encantada com sua iniciativa em compartilhar temas e assuntos tão valiosos!
Cada vez mais admiro você, sua sensibilidade e a forma generosa de “ensinar”... Tenho certeza que jamais será contaminada pelo óbvio, pelo mais ou menos ou convencional. Você vai além, supera através do Amor pelo que faz, promove nas Pessoas o desejo de um novo olhar por coisas simples, mas fundamentais para o Desenvolvimento Humano.
Cada um de nós guarda no coração doces lembranças e ensinamentos de um grande Mestre. São sementes plantadas dentro de nós, que com o passar do tempo, se transformam em verdadeiros jardins.
Parabéns por utilizar mais este espaço para semear esperança, amor e renovação! Que a Vida seja generosa e coloque em seu caminho Pessoas capazes de enxergar a grandeza do seu trabalho!

Carinhoso abraço!!
Regina Witteveen

Postar um comentário